Ministério de Missões

MINISTÉRIO DE MISSÕES
A área ministerial de missões da igreja possui vital importância para a igreja, uma vez que busca conscientizar os irmãos sobre a importância da visão evangelística e missionária da igreja, compreendendo que é papel da igreja ir até onde os perdidos estão e criando meios de acesso e comunicação para alcançá-los.
A liderança da área de Missões possui as seguintes atribuições:
⦁ Conscientizar a Igreja que existem milhões de pessoas que não estão seguindo a Cristo e temos essa responsabilidade de levarmos a mensagem da salvação deixada por Jesus. Essa mensagem de alegria precisa ser espalhada a todas as pessoas que dela ainda não tem conhecimento e vivem sem esperança, para que possam ser incluídas no povo de Deus.
⦁ Tem como atribuição conscientizar, ensinar, despertar, envolver a igreja na sua responsabilidade missional, e descobrir missionários dentro da igreja local, tornando-os flechas preparadas para o envio ao campo missionário (urbano, nacional ou transcultural) por meio da capacitação missiologia e despertamento a obediência da Grande Comissão, tornando o evangelismo não como um programa periódico, mas como um estilo natural de vida da igreja em todas as áreas de atuação da sociedade.
⦁ Apresentar ao pastor da Igreja os planos, projetos, programas e atividades relativos aos ministérios vinculados para sua apreciação e anuência, orientado pelo plano estratégico em vigor.
⦁ Desenvolver atividades de apoio aos demais Ministérios da Igreja, quando houver solicitação nesse sentido;
⦁ Propor verba orçamentária mensal para os ministérios da pasta que necessitarem, gerindo seus recursos durante o exercício, autorizando e acompanhando a aplicação dos desembolsos necessários às atividades atribuídas a este Ministério;
⦁ Apresentar ao pastor da Igreja os planos, projetos, programas e atividades relativos aos ministérios vinculados para sua apreciação e anuência, orientado pelo plano estratégico em vigor.
⦁ Realizar reuniões regulares de avaliação.
Cabe ao coordenador do Ministério de Missões, coordenar e integrar as atividades dos seguintes ministérios e departamentos:
⦁ Ministério de evangelização e Missões
⦁ Ministério de Esportes;
⦁ Ministério de visitação e consolidação
Os líderes dos Ministérios serão indicados pelo coordenador do Ministério de Missões ao Conselho de administração, nomeado e homologado em reunião e registrado em ata do conselho.
As equipes de voluntários ministeriais dos Ministérios, serão coordenados pelos seus respectivos líderes ministeriais e seus nomes deverão ser informados ao gestor de ministérios para compor a relação de voluntários ativos.
Sempre que houver a entrada ou saída de voluntários ministeriais dos Ministérios, o líder ministerial respectivo deverá informar ao gestor de ministérios as alterações para atualização de cadastros de voluntários ativos.
Para formar um novo ministério ou departamento dentro da área de missões é necessário que se tenha um líder e voluntários que compartilhem do mesmo amor por esse ministério. Para isso, será necessário apresentar o projeto ministerial ao coordenador do Ministério de Adoração, que o apresentará ao Conselho de administração, e que, sendo aprovados, o líder e novo ministério serão nomeados e registrado em ata do conselho.
⦁ Ministério de evangelização e Missões
O Ministério de evangelização e missões possui um líder de ministério indicado pelo coordenador do Ministério de Missões, nomeado e homologado em reunião registrada em ata do conselho.
O Ministério de Evangelismo e Missões tem por missão desenvolver a paixão pelos perdidos que a Igreja de Jesus deve ter e despertar o ardor missionário na Igreja, levando seus membros e organismos ao desenvolvimento de práticas evangelísticas e missionárias.

São atribuições deste Ministério:
⦁ estudar e propor, à Igreja, a implantação de convênios e de frentes missionárias no Brasil e no exterior, acompanhando seu desenvolvimento através de informações e visitações periódicas;
⦁ estudar a disposição geográfica do bairro de Vila Moraes e adjacências, como campo prioritário à atividade de evangelização da Igreja, visando identificar locais estratégicos para ação evangelizadora;
⦁ programar equipes para as atividades de divulgação do evangelho e capacitar recursos humanos voluntários para as diversas atividades do Ministério de evangelismo e Missões;
⦁ prover e controlar todo o material impresso para a atividade de evangelização da Igreja;
⦁ promover a divulgação da Igreja em locais estratégicos do bairro de Vila Moraes e adjacencias, com a utilização de instrumentos adequados;
⦁ promover evangelização em pontos de Pregação, congregações, presídios, hospitais, condomínios, lares, praças públicas e em outros ambientes, adequando sua ações às características, limitações e exigências de cada local;
⦁ desenvolver atividades de apoio evangelístico a instituições sociais;
⦁ Promover Congressos, Encontros e Reuniões que enriqueçam a area ministerial nos seus diversos âmbitos de atuação;
⦁ zelar pela conservação dos instrumentos musicais e aparelhos de som de propriedade da Igreja, quando utilizados na atividade externa de evangelização e informar, a quem de direito, sobre a necessidade de sua manutenção ou renovação;
⦁ opinar sobre a conveniência de aquisição de instrumentos musicais e aparelhos de som, utilizáveis nas atividades de evangelismo externo, que substituam antigos ou ampliem a instrumentação existente;

⦁ Desenvolver a obra evangelizadora da IGREJA no nosso bairro e adjacencias;
⦁ Despertar no seio da IGREJA uma constante paixão pelos perdidos, como fruto de sua missão evangelizadora;
⦁ Estimular e apoiar projetos evangelísticos elaborados por outros ministérios da IGREJA;
⦁ Preparar um programa de evangelização que seja conhecido de toda a IGREJA e que ofereça a oportunidade de todos participarem, na medida de suas possibilidades e segundo os dons recebidos por Deus;
⦁ Mobilizar todos os recursos humanos e materiais que Deus tem dado à IGREJA, para essa obra;
⦁ Conscientizar a IGREJA de suas obras missionárias, em nível LOCAL, NACIONAL E MUNDIAL;
⦁ Manter contatos com organizações missionárias;
⦁ Promover contato com os missionários no campo
⦁ Divulgar as atividades missionárias do Campo;
⦁ Promover o contato da IGREJA com os missionários;
⦁ Promover visitas da IGREJA aos campos Missionários;
⦁ Desenvolver e implementar para a implantação Projetos Evangelísticos e Missionários.
⦁ Ministério de Esportes

O Ministério de esportes possui um líder de ministério indicado pelo coordenador do Ministério de Missões, nomeado e homologado em reunião registrada em ata do conselho.

O Ministério de Esporte da IBAVIM tem como objetivo o evangelismo através do esporte, a socialização e integração entre os membros da igreja, bem como servir à Igreja e à comunidade local.

Entendemos que o esporte é uma linguagem universal, desafiadora, divertida, competitiva e relacional e por isso tem a capacidade de interligar pessoas, independentemente da idade, sexo ou história de vida, sendo, portanto, um excelente instrumento para levar a palavra de Cristo às pessoas que não o conhecem.

O ministério poderá sugerir parcerias que visem estimular aos membros a pratica de esportes e lazer.

SUGESTÃO DE PROJETOS A SEREM DESENVOLVIDOS

Promoção de uma caminhada semanal (caminhada com Jesus)
A caminhada semanal visa estimular a atividade física por parte dos frequentadores da igreja sendo também um instrumento de evangelização e aproximação com pessoas de fora da nossa igreja.

Atividades esportivas
Manter uma agenda de atividades esportivas que atenda os variados públicos da igreja sendo Crianças, jovens e adultos, moças e rapazes a fim de estimular a comunhão e alcance de vidas.
Práticas sugeridas: Futebol; Ciclismo; Caminhada; Corrida.

Jogos de Video Game
Através de parceria com o ministério de adolescentes, estimular campeonato de games com premiações visando sempre o alcance de vidas. O instrumento é o game, a finalidade é alcançar pessoas para Cristo.

⦁ Ministério de visitação e consolidação

O Ministério de visitação e consolidação possui um líder de ministério indicado pelo coordenador do Ministério de Missões, nomeado e homologado em reunião registrada em ata do conselho.

Consolidar é o mesmo que dar firmeza, solidificar e tornar seguro. É o processo pelo qual confirmamos as vidas que se decidirem por Jesus até que podemos considerá-las como discípulos amadurecidos, adultos;

Este ministério tem a função de acompanhar o novo convertido desde a sua conversão até o batismo e a integração em um ministério;

Tem a responsabilidade de preencher as fichas de decisão, após a mensagem, daqueles que se decidirem por Cristo.
CONTATO COM VISITANTES: É responsável pelo recebimento e triagem das fichas de visitantes, encaminhando cada situação ao ministério responsável, tais como: Discipulado; Oração; Conselho de Administração ou Ministério Pastoral.
Este ministério deverá manter a disposição dos novos convertidos e visitantes, Bíblias na versão utilizada usualmente pela Igreja.
PAPEL DIANTE DOS FREQUENTADORES: O líder e sua equipe de visitação deverão fazer a ponte entre a igreja e esses frequentadores. Deverão orientá-los sobre a estrutura geral da igreja, o processo de ingresso na mesma, o que ela faz e como pode ajudá-los. Encaminha os frequentadores à Classe de Integração na Escola Bíblica e, aos que desejarem, ao líder de discipulado para o início do processo de discipulado.
PAPEL DIANTE DOS MEMBROS AUSENTES: O líder e sua equipe devem estar atentos aos membros ausentes. Devem fazer contato com os mesmos, inicialmente via fone, para verificar o motivo da ausência e, posteriormente, realizar uma visita para motivar o ausente ao retorno à comunhão com a igreja. Devem, também, informar ao Ministro de Missões o resultado das visitas feitas aos ausentes.

Compartilhe nas mídias:
Facebook
WhatsApp
Telegram
Pinterest
Pesquisar

Grupo de Estudos

Precisa de um estudo Bíblico?
IBAVIM
Conteúdos mais lidos
plugins premium WordPress