Ministério de Serviço

MINISTÉRIO DE SERVIÇO

A área ministerial do serviço possui vital importância para a igreja, uma vez que busca sensibilizar todos os membros da IBAVIM a uma vida de serviço ao Reino de Deus. A Igreja é formada por servos e servas que seguem a um único Senhor: Jesus! Por isso, deve estar no coração dos membros da Igreja o interesse de se oferecer para a causa do Reino de Deus, a exemplo de Jesus.
Entendemos que a melhor maneira de demonstrar o amor de Deus é através do serviço.
A liderança da área do Serviço possui as seguintes atribuições:

⦁ Planejar, promover e supervisionar toda a estrutura de serviços da Igreja Batista de Vila Moraes ajudando cada membro a encontrar uma atividade em que possa expressar seus dons e talentos.
⦁ O ministério de serviço tem a missão de Sensibilizar e motivar toda a igreja para servir com excelência a Deus e aos outros e possui as seguintes atribuições:
⦁ Auxiliar cada membro da IBAVIM no descobrimento da sua “FORMA” (Dons Espirituais, Habilidade naturais, jeito de ser) e oferecer a todos a oportunidade de servir em um ministério da igreja.
⦁ Desenvolver atividades de apoio aos demais Ministérios da Igreja, quando houver solicitação nesse sentido;
⦁ Propor verba orçamentária mensal para os ministérios da pasta que necessitarem, gerindo seus recursos durante o exercício, autorizando e acompanhando a aplicação dos desembolsos necessários às atividades atribuídas a este Ministério;
⦁ Apresentar ao pastor da Igreja os planos, projetos, programas e atividades relativos aos ministérios vinculados para sua apreciação e anuência, orientado pelo plano estratégico em vigor.
⦁ Realizar reuniões regulares de avaliação.
⦁ Cabe ao coordenador da área ministerial do Serviço, coordenar e integrar as atividades dos seguintes ministérios e departamentos:

⦁ Departamento de patrimônio
⦁ Ministério de ação social
⦁ Departamento de recepção e segurança
⦁ Departamento de cantina

Os líderes dos Ministérios serão indicados pelo coordenador do Ministério de serviço ao Conselho de administração, nomeado e homologado em reunião e registrado em ata do conselho.

Os auxiliares de serviços gerais poderão ser empregados contratados pela Igreja, temporários ou de empresa terceirizada, para executarem serviços no período de expediente, em conformidade com a legislação trabalhista vigente.

Os auxiliares de serviços gerais serão responsáveis pela limpeza e manutenção do santuário e demais dependências da Igreja. Essas pessoas contratadas ficarão sob responsabilidade do ministro de serviço da igreja.

As equipes de voluntários ministeriais dos Ministérios, serão coordenados pelos seus respectivos líderes ministeriais e seus nomes deverão ser informados ao gestor do ministério de serviços para compor a relação de voluntários ativos.

Sempre que houver a entrada ou saída de voluntários nos Ministérios, o líder deverá informar ao gestor de ministérios as alterações para atualização de cadastros de voluntários ativos.
Para formar um novo ministério ou departamento dentro da área do serviço é necessário que se tenha um líder e voluntários que compartilhem do mesmo amor por esse ministério. Para isso, será necessário apresentar o projeto ministerial ao coordenador do Ministério de Adoração, que o apresentará ao Conselho de administração, e que, sendo aprovados, o líder e novo ministério serão nomeados e registrado em ata do conselho.

⦁ Departamento de Patrimônio
O departamento de patrimônio possui um(a) líder indicado pelo coordenador do Ministério de serviço, nomeado e homologado em reunião registrada em ata do conselho.
Cabe ao líder do depto de patrimônio da Igreja supervisionar e zelar pelo patrimônio da mesma, conservá-lo e ampliá-lo de modo que as instalações permitam condições para o pleno funcionamento de seus programas.

O líder do departamento juntamente com sua equipe (se houver) são os responsáveis pelo perfeito funcionamento das instalações da Igreja; pela supervisão do trabalho da zeladoria e segurança de todo o patrimônio da Igreja (vigias, seguros etc.); por suprir todas as necessidades para o bom funcionamento do Gabinete Pastoral, e o cumprimento das determinações do conselho de administração quanto à disciplina no uso equipamentos da igreja.

O departamento possui as seguintes atribuições:
⦁ Estabelecer e manter atualizado inventário de todos os bens móveis e imóveis da igreja;
⦁ assessorar na compra de materiais e equipamentos para os ministérios;
⦁ orientar os membros sobre a conservação dos bens da Igreja;
⦁ supervisionar os serviços que são prestados à igreja, bem como os funcionários por esta, contratados;
⦁ manter plenas condições de utilização das dependências da Igreja para o atendimento às diversas reuniões e programações que venham a ser pré-agendadas, providenciando, inclusive, o suprimento logístico que se fizer necessário;
⦁ manter o esquema de segurança da Igreja, orientando funcionários e membros sobre as posturas adotadas e medidas implementadas neste sentido;
⦁ manter a ordem no estacionamento, orientando os frequentadores dos trabalhos da Igreja, zelando para que nos dias e horários em que não haja culto, somente tenham acesso veículos de pessoas autorizadas pela Igreja, segundo os critérios e regras estabelecidas pela igreja.
⦁ apresentar ao Conselho de líderes da Igreja sugestões e necessidades de planos e projetos administrativos, para sua apreciação e anuência, com base no plano estratégico em vigor.
⦁ fazer levantamento técnico para construção e conservação do patrimônio da igreja, com o assessoramento de profissionais habilitados;
⦁ orientar reformas aprovadas pela igreja;
⦁ supervisionar todo o trabalho de construção que estiver sendo executado;
⦁ fazer levantamento de preços de materiais necessários, optando pelo que oferecer melhores condições de qualidade e preço;
⦁ solicitar orçamento por escrito para execução de trabalhos técnicos e mão-de-obra;
⦁ fazer no mínimo três orçamentos para mão-de-obra e serviços técnicos.
⦁ Este departamento será o responsável para gerenciar todos os serviços gerais e reparos e manutenção dos bens da Igreja.

⦁ Ministério de Ação Social
O Ministério de Ação Social possui um(a) líder de ministério indicado pelo coordenador do Ministério de Comunhão, nomeado e homologado em reunião registrada em ata do conselho.
O ministério possui as seguintes atribuições:
⦁ promover, coordenar e integrar as atividades de serviço, através de ações específicas, voltadas, preferencialmente, para os membros da Igreja, no atendimento a necessidades humanas básicas;
⦁ promover atendimento a pessoas carentes, dentro das possibilidades da Igreja, com distribuição de cestas básicas e, caso autorizado pelo conselho de administração, participar, a título de colaboração, de programa governamental de assistência social, na qualidade de mero instrumento de repasse de recursos, de acordo com as normas estabelecidas para esse fim;
⦁ oferecer gratuitamente ou por tabela social, a necessitados, serviços médicos, odontológicos, psicológicos, fonoaudiológicos, nutricionais, de consultoria jurídica, de assistência social, desde que haja irmãos que professem a mesma fé, membros da Igreja ou não, habilitados profissionalmente nas áreas mencionadas que, voluntária e filantropicamente, se disponibilizem para esse mister;
⦁ atuar na recuperação de dependentes químicos e na manutenção dos resultados obtidos, através de programas de apoio à plena integração dos recuperados na família e na sociedade, conforme disponibilidade;
⦁ promover recrutamento de voluntários para atuação direta e capacitação de recursos humanos, visando a implementar e ampliar as atividades relativas a este ministério;
⦁ buscar continuamente informações a respeito de programas governamentais que alcancem sua área de atuação, para orientar e conduzir aos órgãos responsáveis pessoas necessitadas de auxilio nas diversas áreas de necessidades.
⦁ apresentar ao coordenador da area ministerial de serviço da igreja planos, projetos, programas e atividades do Ministério para sua apreciação e anuência, orientado pelo plano estratégico em vigor.

⦁ Departamento de Recepção e segurança
O departamento de Recepção possui um(a) líder de ministério indicado pelo coordenador do Ministério de Comunhão, nomeado e homologado em reunião registrada em ata do conselho.
O departamento de Recepção tem o propósito de receber e acolher, nos cultos semanais, cada pessoa com cordialidade e simpatia cristã, pois cremos que a recepção na Igreja tem papel fundamental na evangelização das pessoas e principalmente na introdução de novos membros. O ministério pretende tornar a vinda das pessoas ao templo uma experiência agradável, conduzindo-as não apenas a um assento, ou as demais dependências da Igreja, mas, sobretudo à presença de Deus em louvor e adoração. A recepção é o “cartão de visitas” da Igreja; e dependendo como um visitante é recebido, ele formará sua primeira opinião sobre a Igreja; portanto é um ministério que exige grande responsabilidade e que deve ser exercido com amor e desprendimento por todos os voluntários.

O Ministério de Recepção atua em todos os principais cultos semanais da Igreja e outros eventos, para isso os irmãos escalados chegam cerca de trinta minutos antes, para se prepararem e receberem instruções do líder do ministério.

São atribuições e responsabilidades deste departamento:

⦁ chegar 30 minutos antes das celebrações;

⦁ promover a ordem na entrada e saída do templo;

⦁ orientar preenchimento de lugares dos bancos (a orientação deve ser a de que os membros ocupem os lugares da frentemantendo os últimos dois bancos reservados para os visitantes, assim como as vagas do corredor central);

⦁ distribuir e preencher (se necessário) o cartão de visitantes;
⦁ auxiliar os visitantes no acesso às salas;
⦁ auxiliar o estacionamento dos veículos no local destinado a isso;
⦁ auxiliar as pessoas na travessia da rua;
⦁ abrir o portão do estacionamento 30 minutos do início das celebrações;

⦁ manter, pelo menos, uma pessoa no estacionamento ou próximo a ele, durante as celebrações, a fim de abrir o portão para entrada de veículos e posteriormente após o encerramento da atividade, fechar o portão.

⦁ Departamento de Cantina

O departamento de Cantina possui um(a) líder de ministério indicado pelo coordenador do Ministério de Comunhão, nomeado e homologado em reunião registrada em ata do conselho.

O departamento de cantina cuida de todo o acervo de materiais de cozinha e de serviço, bem como a aquisição e aplicação de alimentos nas refeições e lanches oferecidos pelos ministérios da Igreja, quando solicitado. Apoia as demais lideranças da Igreja na elaboração de cardápios e definição das necessidades de serviço em ocasiões especiais, como Ceia de Natal, campanhas missionárias e outras. Trabalham, ainda, na perspectiva de funcionamento de cantina após os cultos, sempre que necessário.

São atribuições e responsabilidades desse departamento:

Compete ao departamento da cantina, administrar, zelar, limpar, manter e repor os utensílios que são utilizados na cozinha da igreja;

fornecer um espaço e condições apropriadas para a realização de refeições de comunhão, bem como todo tipo de alimentação;

A liderança desse departamento deverá preparar escalas de pessoas para atuar juntamernte com a cantina após os cultos e também em ocasiões especiais previstas no calendário da Igreja.

Supervisionar orientando o adequado uso do espaço pelos demais líderes/membros que forem autorizados a utilizar a cantina.

Os voluntários na cantina deverão respeitar os horários de funcionamento estabelecidos pela igreja, e não poderá funcionar, especialmente nos horário de cultos regulares e EBD.

O Departamento de cantina deverá manter com zelo em conjunto com a tesouraria da igreja a maquina de cartão afim de facilitar as compras por parte dos irmãos.

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